Runescape - Roleplay Pt-Br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como interpretar no Roleplay?

Ir para baixo

Como interpretar no Roleplay? Empty Como interpretar no Roleplay?

Mensagem por Dartor Sáb Jul 27, 2013 9:58 am

Este é um guia para todos que não sabe o que é Role Play e esteja interessado em praticá-lo. É bom o ler até o final; os veteranos devem ler atentamente a parte de BATALHAS.

==================Sumário:==================

I. O que é RP?
II. Ideia Geral de RP
III. Ações
IV. On e Off
V. Pensamentos
VI. Batalhas


================== O que é RP? ==================


Roleplay é uma modalidade crescente em jogos online em que você interpreta o seu personagem. Explicando melhor, é um meio em que você começa a olhar o ambiente de determinado jogo com os olhos de seu personagem (Seu char do jogo). Você se torna seu personagem num mundo repletamente novo, onde você pode se divertir utilizando a sua imaginação.

Pegando o cenário de RuneScape, temos Guilenor. Guilenor, um continente diversificado com a sua abundante fauna e flora, além de ser fragmentado em Reinos repletos de cidades que regem suas próprias leis.

Poderosos aventureiros espreitam pelas terras de Guilenor, visando encontrar indefesas pessoas que necessitem de sua ajuda, conseguindo credibilidade por este método que é considerado heroico. Mas da mesma forma que há poderosos heróis, há poderosos vilões. As terras de Guilenor são cercadas por inúmeras espécies de traiçoeiros e malignos monstros, todos prontos para causar o terror entre os habitantes deste mundo.

Então o seu personagem entra em cena. Ele faz parte deste mundo, mas o que ele é? Um ganancioso aventureiro? Um sábio mago? Um forte bárbaro? Indiferente do que ele seja, haverá toda uma história por trás do mesmo. Veja seu personagem como uma pessoa real, pense nas características e personalidades que ele carrega em si. Pense numa incrível história de seu passado. Afinal, se pegarmos um ladino psicopata, ele não se tornou este ladino psicopata sem um motivo concreto, certo? Ou seja, ele teve uma história.

Basicamente Roleplay é isto. Sair um pouco das atividades atuais do jogo e vê-lo com outros olhos, para se divertir nele de uma forma inovadora e totalmente imaginativa. Interpretar seu personagem, vivenciar as experiências de outra pessoa que você mesmo criou.

================Ideia Geral de RP=====================


"Interpretar para quê? Eu posso muito bem ir combater no PvP ou PvM e upar minhas habilidades."

O que torna um RPG legal e atraente é a possibilidade de viver aventuras em mundos incríveis, é esse escape da realidade para viver outra vida e personalidade que faz do RPG um dos jogos mais jogados no mundo.

O que importa numa seção de RPG é a criação de personagens que se enquadrem nesse mundo imaginário, para que possa ser possível interpreta-lo bem e de forma coerente com as suas características. Por exemplo, do que adianta um Mago que só pensa em combater ao invés de usar sua inteligência para diplomacia ou saídas mais sabias ou um Guerreiro que para e pensa se vai atacar ou não? Cada um tem que interpretar seu personagem de forma lógica de acordo com suas habilidades.

Deve haver momentos de descontração no grupo. Um herói também sorri e se diverte. Mas mesmo em momentos assim se deve interpretar, por exemplo, em uma taverna o grupo pode comer, beber, fornicar e conversar com os amigos, mas sem sair do personagem, veja: se você é um bandido vai querer comer e beber de graça às custas de algum npc distraído da taverna, um arqueiro é galante por natureza e com certeza observará as belas atendentes, um guerreiro vai sempre querer uma boa briga com os valentões da mesa ao lado e por ai vai. Interpretar é entrar de cabeça no personagem fazendo com que ele ganhe uma alma só dele e que se difere da sua que é o jogador.

Respeitar os outros jogadores é essencial, portanto evite postar varias frases ao mesmo tempo sem esperar as respostas dos outros, fale e pause, como se estivesse em uma conversa normal em sua casa, reaja de diversos modos ao ambiente e as ações de seus companheiros. Interprete! Pois assim o jogo se tornará muito mais divertido para você e para todos.

Um bom jogo de RPG não é feito só de combates, seu personagem passa a ser um ser vivo, e como qualquer outro ser tem seus sonhos e ideais, tente manter uma consistência em seus objetivos e interprete seu personagem como você o idealizou durante a construção da ficha, se ele tem tendência boa seja bom mais não o tempo todo, pois ninguém é bom o tempo inteiro, assim como ninguém é mal sempre.

Deixe as regras de lado por alguns instantes, não fique pensando em como fazer um personagem overpower, pense em como você quer interpretar seu personagem, quais serão suas características? Seus ideais? Qual tendência seu personagem seguira? Como ele será útil para o grupo? Faça tudo isso pensando se vai ser divertido ou não interpreta-lo, assim você fará um personagem bacana e se divertirá.

Olhe um exemplo:

Ariane (Maga) – É realmente curioso saber que nós estamos perdidos. *Suspira em desgosto, apoiando-se no cajado*

Sir Owen (Guerreiro) – Eu já disse que não estamos perdidos! *Diz com brutalidade, enraivecido* Eu sei exatamente onde estamos, afinal, já peguei esta trilha para chegar à cidade de Shilo. *Continua a caminhar pela savana, não querendo admitir que realmente estava perdido*

Ozan (Arqueiro) – Para mim, este seu elmo já está começando a afetar sua cabeça. *Diz às gargalhadas, zombando de Owen* Olhe só, já passamos por aqui. *Indica, com o dedo, as pegadas que eram formadas nas savanas amassadas*

Sir Owen (Guerreiro) – Argh, não é hora para suas piadinhas, Ozan. Você sabe muito bem que este elmo é para minha proteção. *Ajeita o elmo, satisfeito* E não, não passamos por aqui, pois estas pegadas acabaram de ser feitas por você. Como eu disse, Saradomin está nos guiando, não precisa se preocupar. *Permanece caminhando com os olhos vidrados ao horizonte repleto de grandes savanas*

Ariane (Maga) – Eu já poderia estar lendo um livro sobre magia, mas suponho que esta viagem irá demorar. *Mantém a seriedade estampada na face, não demonstrando nenhuma emoção secundária*

Ozan (Arqueiro) – E eu poderia estar numa taverna, bebendo e contando sobre as minhas magníficas histórias de aventuras. Ah, e é claro, sem me esquecer das mulheres. *Esboça um sorriso maroto na face*

Sir Owen (Guerreiro) – Não importa o que vocês poderiam estar fazendo, o que importa é que Shilo está cheia de repugnantes zumbis que devem ser derrotados em nome de Saradomin. Não se esqueçam de nossa missão. *Resmunga, mantendo sempre o elevado tom de voz*

*Assim os três aventureiros continuam sua jornada pelas inacabáveis savanas de Karamja*

Perceba como a personalidade de cada um foi sendo construída com o desenrolar desta pequena história. Os três sofrem influência de suas classes e tendências escolhidas anteriormente na construção do seu personagem.

Percebemos que Ariane é uma maga séria e estudiosa; nesta situação, ela mantém uma postura indiferente no grupo, não interferindo na decisão de seus parceiros. Sir Owen é um guerreiro orgulhoso e fiel; nesta situação, ele demonstra toda a brutalidade de um guerreiro, além de sua disciplina, responsabilidade e respeito à sua doutrina – Típico de um cavaleiro. Ozan é um arqueiro malandro e divertido; nesta situação, ele mal se importa com os problemas que o grupo está enfrentando, já que transforma os problemas em piadas, sempre mantendo seu bom humor.

Este é um exemplo de jogo, mas demonstra algo muito importante na interpretação: construa a personalidade do seu personagem.

=======================Ações======================


As ações são, basicamente, a descrição de um ato realizado por seu personagem. Por exemplo, se você fosse pegar uma caneca, faria isto: “Direcionou a mão até o cabo da caneca que estava sobre a mesa, elevando-a a altura da boca” ou, de forma mais simplifica, “Pegou a caneca da mesa, dando longas goladas em seu conteúdo”. Enfim, as ações são tudo que seu personagem realizou naquele momento e que os outros visualizaram isto.

É indiferente o modo de como você descreve um ato numa ação, o que importa é que esteja claro o que você fez. No caso da caneca, percebemos o que ocorreu: Fulano pegou a caneca e bebeu o que tinha nela. Informações adicionais sobre minúcias, como o formato da caneca ou se o conteúdo dela estava quente, são desnecessárias.

Descreva suas ações ao máximo. Pontuando, acentuando e não usando o tiopês. Evitar erros ortográficos é essencial. Estender seu vocabulário é uma vantagem, assim você poderá utilizar palavras certas para descrever o seu ato, tornando a ação algo organizado e belo de ser lido.

Para fazer as ações, você deve colocá-las entre *Asteriscos*. As ações de seu personagem devem sempre ficar dentro dos asteriscos, e as "falas" do seu personagem, do lado de fora dos asteriscos.

Ex: Guerra! *Ergue a espada rapidamente*

Nunca faça ações de uma ou duas palavras, sempre tente escrever três palavras no mínimo.

Quanto mais ações você faz descrevendo o que seu personagem está fazendo naquele momento, maior realidade se dá ao rpg.

Ex: *Coloco o meu capacete*
Ex: *Levanto meu escudo*
Ex: *Batendo em meu escudo para fazer barulho, como modo de intimidação*

Mas não se preocupe. Com o tempo, sua descrição vai melhorando, e as ações vão ficando mais reais.

================ On e Off ================


Um dos principais conceitos durante o RPG, é diferir o ON e OFF. On e Off é uma divisão de falas em RPGs.
ON é seu personagem falando. O guerreiro.
OFF é você sentado no computador.
É comum confundir ON e OFF. E não é nenhum problema. Só que fica mais interessante se você dividir ON e OFF.
Evite usar o OFF. Interprete ao máximo! Lembre-se de usar colchetes ao começar e terminar a frase em OFF.

Exemplo: On.
Olá! Meu nome é Aleyna, e eu sou uma elfa guerreira.

Exemplo: Off.
[Oi, você assistiu a novela hoje?]

================ Pensamentos ================

Como qualquer ser consciente e racional, o seu personagem pensa. Para mostrar algo que seu personagem está pensando é só utilizar “Aspas”.

Por exemplo:
Oi, meu nome é Larry. “Mentira, meu nome verdadeiro é Jerry”

Evita utilizar argumentos ofensivos num pensamento, pois poderá haver confusão em Off.

Por exemplo:
“Que cara mais feio, eu odeio ele, esse filho de uma jumenta leiteira. Cara idiota, burro”

A pessoa que estaria vendo isto ficaria seriamente ofendida, mesmo que fosse em On, causando uma evidente briga em Off. Então, evite!

============== Batalhas ================


As batalhas no modo RP são feitas a partir de Ações. Não são seus atributos que contam, inteiramente, na vantagem de alcançar a vitória, mas também a sua interpretação, estratégia e sorte dos dados. Algumas regrinhas de batalha devem ser seguidas:

Deslocamento: Você não pode, simplesmente, clicar para perto de seu oponente e fazer a ação de ataque. Você deve, além da ação de ataque, anteriormente, fazer a ação de APROXIMAÇÃO! Ou seja, a ação que demonstre o seu personagem se deslocando de um ponto ao outro.

Ex: *Com a espada empunhada, corre brutalmente contra o oponente, fincando-lhe a lâmina no ombro*

Você diz que correu contra o oponente. Como, previsivelmente, o oponente não é cego, ele lhe veria e poderia muito bem desviar ou defender.

Empunhar: Antes de começar uma luta, você deve EMPUNHAR sua arma. Ou seja, retirá-la da bainha ou qualquer outro lugar que você a armazena, sacando-a. A ação de empunhar a arma é ÚNICA, ou seja, você deve empunhá-la e depois atacar.

Ex:
*Retira a espada do coldre, mantendo-a erguida*
*Gira a espada horizontalmente, arranhando o ombro do oponente*

Ex Errado:
*Retira a espada da bainha e enfia na barriga do oponente*

Isto quer dizer que, caso você esteja num combate direto e que ainda não empunhou a espada, você deverá empunhar, esperar o oponente reagir e depois atacá-lo.

Defender e Desviar: Qualquer um pode defender e desviar, mas isto vai depender da sua sorte nos dados.

Atacar e Correr: Você não pode, simplesmente, fazer isto: *Corta o abdômen dele com a espada e sai correndo para longe*, isto é muito noob. O certo é você atacar, esperar a ação do oponente e DEPOIS correr. Agora, desviar e correr, ou defender e correr, já é válido.

Ex: *Coloca o escudo na frente da barriga, defendendo da flecha. Logo em seguida, adianta velozes passos para o lado oposto do oponente, correndo desesperadamente*

Ou

*Golpeia o ombro dele com a espada, perfurando-o*
-Espera o oponente reagir-
*O vê recuar e aproveita para realizar uma fuga, correndo ao sul*

Uma ação mortal feita de primeira, não é válida.

Ataque Surpresa: Ataques surpresas não são inválidos, no entanto devem ser moderados. Você, equipado por uma armadura metálica, tenta se aproximar cautelosamente de um oponente, para golpeá-lo por trás. É óbvio que você fará barulho e seu oponente irá ouvi-lo.

Lembrando que todas as ações importantes (batalhas, coisas que possam influenciar na interpretação, etc) serão decididas pelos dados do fórum, para que tudo seja na base da sorte.
Dartor
Dartor
Admin

Mensagens : 2891
Pontos : 2998
Reputação : 2
Data de inscrição : 25/07/2013
Localização : Em sua fortaleza

https://roleplaypt-br.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos